Com vocês... Centro da Memória Viva!
- Ecomuseu do Cipó
- 19 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
O Cipó, flexível e ao mesmo tempo resistente, serpenteando árvores, envolve a floresta. Deu nome a uma serra e a um rio. Serviu para entrelaçar galhos e barros, dando consistência única ao adobe que possibilitou a construção de casas. Esse mesmo cipó entrelaçou vidas e comunidades que alimentaram tropeiros do ouro e diamantes, unindo vilas, comunidades e homens nas Gerais.
O ECOMUSEU DO CIPÓ, cipó contemporâneo, entrelaça o passado com o presente, ao mesmo tempo, efetiva um novo tropeiro que se alimenta da história e se consolida na redescoberta da diversidade e riqueza do patrimônio cultural da
Serra do Cipó – Minas Gerais.
O Ecomuseu do Cipó encontra-se, nesse momento, em uma fase muito importante de sua trajetória pela ecomuseologia, com o lançamento do CENTRO DA MEMÓRIA VIVA para as comunidades da Serra do Cipó no Espaço Cultural Nhá Rita e uma versão online reduzida no site institucional. Disponibilizando gratuitamente um Banco de Dados com mais de 1000 bens materiais e imateriais inventariados, entre eles, fotos, tradições, mapas, documentos históricos e mais de dez horas de entrevistas às personalidades locais e registros áudios visuais diversos, com destaque do filme inédito “Arte e Memória Viva”, cores e sons da Serra do Cipó.

PATRIMÔNIO IMATERIAL
O Inventário Comunitário Imaterial da Serra do Cipó se centra na memória de personalidades relevantes da região e que de alguma forma se conectam com a Fazenda do Cipó. Tratando-os como intérpretes legítimos da cultura local e como parceiros preferenciais para sua preservação.
Os produtos gerados relativos ao Patrimônio Imaterial, nesse primeiro ano de pesquisa, são:

* Livro “Inventá-Rio Cipó”
* Registro Áudio Visual “Arte e Memória Viva”
* Vídeos com entrevistas e manifestações tradicionais da região
* Fichas de catalogação no Banco de Dados especialmente projetado para isso.
PATRIMÔNIO MATERIAL
Nossa equipe atuou em três áreas que se complementaram e produziram, ao final, uma Pesquisa histórica, um Banco de Dados, Transcrições de documentos; Limpeza, Catalogação e Digitalização de parte do acervo que se encontra no Espaço Cultural Nhá Rita (Fazenda do Cipó).
Os produtos gerados relativos ao Patrimônio Material, nesse primeiro ano de pesquisa, são:

* Exposição e Pesquisa “História, Memória e Entrelaçamentos na Fazenda do Cipó”
* Banco de Dados com mais de 1000 inventariados, em fichas descritivas de fácil estudo e localização.
É a cultura em movimento, passado e presente, moldando o futuro da Serra do Cipó, através do protagonismo das comunidades tradicionais.
Agende uma visita ao Ecomuseu do Cipó para apreciar o Centro da Memória Viva em sua versão integral!











































Comentários